banner-pelourinho
banner-pelourinho
em ,

A riqueza musical do Nordeste brasileiro

A cultura musical do Nordeste do Brasil é rica e diversa, com influências africanas, indígenas e europeias. A região é conhecida por suas músicas tradicionais como o Frevo, o Maracatu, o Xaxado e o Forró, mas também é sede de muitos outros gêneros musicais contemporâneos, como o axé, o sertanejo universitário e o arrocha.

No entanto, um dos gêneros musicais mais populares no Nordeste nos últimos anos tem sido o Rap e o Trap:

“O Nordeste tem visto o surgimento de muitos artistas de hip hop, rap e especialmente TRAP, que estão trazendo novas sonoridades e temas para a região.”

O Trap é um gênero musical originário dos Estados Unidos que se caracteriza por uma sonoridade pesada e sintetizada, com letras que falam sobre vida nas ruas, violência, drogas e crime. Ele ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos e tem sido muito influente na cena musical do país, especialmente no Nordeste.

Em episódio do podcast PodPah, o cantor paulista Predella disse:

“O nordeste domina a cena do trap! Os moleques da Recayd fizeram o bagulho estourar no Brasil? Fizeram. Plaqtudum fez virar a chave? Fez… Mas o nordeste domina. A cada mês vem um novo. Primeiro veio o Matuê, depois veio o WIU, depois o Dex, aí tem o Teto. Agora tem Brandão e o Wellison”

Predella

No Nordeste, o Trap tem sido uma das principais influências na cena musical contemporânea e tem sido responsável por trazer novas sonoridades e temas para a região.

Alguns artistas de Trap que têm ganhado destaque no Nordeste, por Estado, são:

– os baianos Jovem Dex, Brandão, Alee e Dois As
– os cearenses Matue, Welisson
– o humorista piauiense Whindersson Nunes, sob o altergo de “Lil Whind” também lançou suas rimas.
– em Alagoas podemos citar João Sipá e Mc Tribo
– na Paraíba os destaques são Mc Izaac, Bruninn MC e Centin
– os Pernambucanos vem ganhando destaque D3, Dalf, Marck-SA, OG Thug, CZT e Mano Cheffe
Sergipe vem representado por Darthayan, MXNTXR e MKM
– os maranhenses Matheusinho da Voz, Estiloso Black e Marco Gabriel
– no Rio Grande do Norte se destacam Luky MC, Marinho, Del Rey e o surfista Mateus Sena

Certa vez em entrevista com o Falatuzetrê, a lenda MANO BROWN disse:

“Os maiores nomes da música brasileira vieram do Nordeste, isso não demoraria pra chegar no Rap”

mano brown

O Trap no Nordeste também tem sido marcado pela mistura com outros gêneros musicais, como o sertanejo, o arrocha e o bregafunk.

Essa mistura tem resultado em novas sonoridades e tem sido muito popular entre os jovens da região.

Muitos desses artistas nordestinos estão explorando questões sociais e políticas em suas músicas e estão ganhando muita atenção nacional e internacional.

Outro gênero musical que tem destaque na região nordeste é o Brega Funk por sua vez é um gênero musical originário do Nordeste do Brasil, especificamente da cidade de Recife, em Pernambuco.

Ele mistura elementos do Funk com o brega, um gênero musical popular na região Nordeste, que surgiu na década de 1970 e é caracterizado por letras românticas e melodias simples.

O Brega Funk ganhou popularidade nos últimos anos, especialmente entre os jovens da região Nordeste, e é tocado em muitas festas e eventos. Alguns artistas de Brega Funk que ganharam destaque são: Shevchenko e Elloco, Mc Anônimo, Sheldon, Cego, Tocha, Dadá Boladão e Tróia.

O Brega Funk é conhecido por suas letras divertidas e leves, que falam sobre assuntos do cotidiano, como amor, amizade e festas. As músicas também são marcadas pelo uso de beats eletrônicos e sintetizadores, além de elementos de música eletrônica e Hip Hop.

Como se vê, a região nordeste continua a ser um importante centro cultural no país e está produzindo alguns dos mais interessantes e criativos artistas da atualidade.

O que você achou?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0